Pular para o conteúdo

“Luta da Erva”, documentário da Plural

“Luta da Erva”, documentário da Plural

Filme realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema sobre bebida de origem Guarani (indígena) tem pré-estreia em Florianópolis nesta quarta (11/10)

O filme, com direção de Marcia Paraiso, terá entrada gratuita e será exibido em sessão única na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, CICApós a sessão, uma conversa com a profa. Dra. Arlene Renk, lideranças Guarani e com a equipe técnica.

Bebidas como “chimarrão”, “tererê” e “mate”, feitas a partir da mesma planta – a Ilex Paraguariensis – e consumidas em grande parte do Brasil, têm sua origem diretamente relacionada à cultura e espiritualidade do povo Guarani. Esse é um fato, no entanto, que poucos conhecem. Com “Luta da Erva”, uma produção da Plural Filmes e direção de Marcia Paraiso, em 70 minutos é apresentado o conhecimento do preparo ancestral, da colheita no mato para o chá, tradição indígena absorvida pelas chamadas populações “caboclas” do Sul do Brasil. A pré-estreia em Florianópolis será nesta quarta-feira, dia 11 de Outubro, às 19h, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach (Centro Integrado de Cultura), com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS). O documentário foi realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, da Fundação Catarinense de Cultura. A entrada é gratuita (retirada de senhas 1h antes) e, logo após a sessão, haverá debate sobre o filme com a presença da diretora, parte do elenco e da equipe da Plural Filmes. 

Filmado no outono, inverno e verão, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o documentário é inspirado  na pesquisa e livro da professora doutora Arlene Renk – “A Luta da Erva – um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense”. A pesquisa, realizada entre 1987 e 1989, reuniu muitos entrevistados, entre extratores de erva mate, capatazes, donos de ervateiras e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, resultando em uma primeira edição do livro, de 1997, e a 2a edição, de 2006. 

“A erva mate foi uma entre as tantas razões que me chamaram a atenção para a região Contestada entre Paraná e Santa Catarina, território rico em ervais – um dos motivos dentre tantos outros, que culminaram na guerra”, conta Marcia. De acordo com sua avaliação, com o processo de colonização e expropriação dos territórios ancestrais e tradicionais, quando indígenas e caboclos perderam suas terras e, consequentemente, o acesso às florestas, “a prática dos saberes tradicionais foram impossibilitadas”.

Além de resgatar a história da erva-mate, o documentário apresenta com profundidade diversas nuances do modo de produção atual, condições de trabalho e consequências ambientais. em contraste com o que era a  tradição dos povos originários. “Todo esse mergulho na erva-mate me mostrou elementos para compreender a dimensão de uma luta que envolve o respeito à cultura e religiosidade de um povo ancestral, a perda de territórios em um país que não fez a reforma agrária”, diz Marcia. Em lugar dessa política, ao longo de décadas, predominou a entrega das terras “para descendentes de imigrantes e foi imposto um modo de produção rural que não aceitava as culturas das populações tradicionais, o desequilíbrio ambiental de anos de política de Estado’, reflete ela. Essa imposição incentivou a destruição das florestas de araucárias para plantio de desertos verdes de pinus e eucaliptos ou de investimentos em monoculturas”, completa.

Sinopse

Chimarrão, tererê, mate, bebidas feitas a partir da mesma planta, a Ilex Paraguariensis, muito populares e bastante consumidas em grande parte do Brasil. O que poucos conhecem é sobre sua origem, diretamente relacionada à cultura e espiritualidade do povo Guarani. Com o processo de colonização e expropriação dos territórios ancestrais e tradicionais, quando indígenas e caboclos perderam suas terras e, consequentemente, o acesso às florestas, impossibilitando a prática dos saberes tradicionais.

Ficha Técnica

direção e roteiro – Marcia Paraiso

produção – Rafael Coelho e Marcia Paraiso

produção executiva – Helio Levcovitz e Ralf Tambke

direção de fotografia – Kike Kreuger e Ralf Tambke

som direto – Ju Baratieri

ass de câmera e imagens de drone – Silvio Marchetto

pesquisa – Marcia Paraiso, Rafael Coelho, Wanderley Karaí Vydju e Cristina Lopes

montagem – Glauco Broering

edição e mixagem de som – Katia Dotto

trilha sonora – Marlui Miranda, Marcelo Portela e Bruno Menegatti

arte gráfica – Katia Ozório

computação gráfica – Marcelo Buti

colorização – Kike Kreuger

masterização e conformação digital – Onironautas

acessibilidade – CPL: soluções em acessibilidade

assessoria de comunicação – Linete Martins

SERVIÇO:

Pré-Estreia do filme “Luta da Erva”, direção de Marcia Paraiso

Quando: 11 de Outubro, 19h

Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC) –  Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis, SC.

Entrada Franca – retirada de senhas 1h antes da exibição 

1 comentário em ““Luta da Erva”, documentário da Plural”

  1. Daniel José da Silva

    Que maravilha, parabéns a nossa querida diretora Marcia Paraiso. por favor nos avise quando de novas apresentações. (48 99811-8542)

    abraço fraterno.

    Daniel Silva.

Não é possível comentar.