Pular para o conteúdo

A Escola Januária Teixeira da Rocha celebra 100 anos

Celebração será no dia 10, a partir das 13h

Corria o ano de 1923 quando nasceu no Campeche a primeira escola de educação básica. O prédio que abrigaria as crianças servia de moradia e também de comércio e ficava exatamente na esquina da Rua da Capela com a Avenida Campeche. Foi só no ano de 1940 que o prédio ficou destinado exclusivamente para a escola, então chamada de Escola Mista do Campeche. Em 1967 começou a construção de um prédio novo, na mesma Rua da Capela, todo em madeira, com salas arejadas e amplas. A inauguração veio só em 1970, com pompa e circunstância. A partir daí ganhou novo nome: Escola Reunida do Campeche.

No final do ano de 1984 a escola de madeira deu lugar a um prédio novo, desta vez todo de alvenaria e no ano 2000 mudou de nome passando a se chamar Escola de Ensino Básico Januária Teixeira da Rocha em homenagem a professora que em meados de 1942 veio do centro da cidade onde havia cursado o magistério para ensinar as crianças do Campeche, na época chamado de Mato Dentro. Dar seu nome à escola foi um reconhecimento.

Agora, na próxima segunda-feira, dia 10 de julho, a escola comemora o seu centenário reunindo autoridades, alunos, familiares, ex-alunos, professores e comunidade. Os festejos serão realizados na parte da tarde a partir das 13h.

Estão programadas apresentações musicais e culturais por parte dos alunos do 1º aos 5° ano além de uma homenagem póstuma à diretora Elenir de Siqueira Fontão.

Foram convidados para fazer uma fala Rogério Martins Miguel – Coordenador Regional da Educação de Santa Catarina; Hugo Adriano Daniel– Professor/Historiador, autor do livro “Campeche um lugar ao sul da Ilha”; e Walter Rocha, filho da professora Januária, que dá nome à escola.

A Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha está na Rua da Capela, 1234, Campeche e atende atualmente 120 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. A direção está a cargo de Jusci Lane Prates Vidal, a Assistente de Educação é Denise Dias de Oliveira Nunes. Os professores efetivos são Silvia Letícia de Sá Teixeira e Julie Cristie Knabenn. Como professores temporários atuam:
Gabrielly da Silva Coutinho
Páscoa Lenita Guimarães da Rosa
Andreza Gazzana da Silva Possenti
Bruno Dalton Felisbino
Kelly Amorim de Oliveira Pereira
Mariana Teixeira Cardoso
Rutiane Ribeiro Alexandre

Uma equipe afinada e comprometida com a infância do Campeche. A s atividades estão abertas para a comunidade sendo que ao final será servido o bolo de Aniversário.