Pular para o conteúdo

La Cumparsita 100 años

Com programação gratuita, o evento acontece nesse sábado, 10 de novembro, na Fundação Cultural BADESC, a partir das 15:30hrs.

 

A ASURFLO – Associação de Uruguaios em Florianópolis organiza o evento “La Cumparsita 100 años” na capital. Em 2017 o hino de todos os tangos fez 100 anos, e as comemorações aconteceram no mundo todo, mas o ano ficou curto e as comemorações entraram 2018.

O tango La Cumparsita, composto pelo uruguaio Gerardo Matos Rodríguez é uma das músicas com mais versões no mundo. Com mais de 2.500 gravações, em diversas línguas e em diferentes estilos, de Julio Iglesias a Richard Clayderman é também um dos tangos mais polêmicos, devido ás brigas jurídicas pela sua autoria.

O Tango dos tangos é o mais difundido mundialmente e suas notas ecoam por todos os lugares. Orgulho nacional, La Cumparsita foi escolhido, por decreto presidencial, o hino popular e cultural do Uruguai, em 1998.

Trilha sonora de mais de 350 filmes. Entre eles, “Crepúsculo dos Deuses” (1950), com Gloria Swanson dançando com William Holden, “Quando mais Quente Melhor (1959), com Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon.

Aparece ainda em “Alice e Dias de Rádio”, de Woody Allen, “Tango” de Carlos Saura e em “Guerra dos Mundos”, de Orson Welles.

A programação inclui a exibição do documentário “La Cumparsita”, de Rosario Infantozzi, sobrinha neta de Mattos Rodríguez, seguida de um bate-papo com o público após a exibição do filme mediado pelo tangueiro Carlos Peruzzo, que encerra a comemoração com um número de tango com os bailarinos Herber Benítez e Ingrid Wolin.

O evento é uma parceria da ASURFLO com Carlos Peruzzo e com a Fundação Cultural BADESC e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.

La Cumparsita 100 años

Dia 10 de novembro, a partir das 15:30hrs.

Fundação BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis).

Info: 48 99138 2330, [email protected]

GRATUITO