Pular para o conteúdo

ODE A ZUMBI – comandante guerreiro

Madrigal & Orquestra Acadêmica da UDESC apresentaram na noite de ontem, 30 de outubro, no Teatro Ademir Rosa (CIC), a Cantata “Ode a Zumbi – Comandante Guerreiro” de José Gustavo J. Camargo. Um espetáculo emocionante que uniu música e teatro com o objetivo de dar início às comemorações e reflexões do mês da consciência negra.

A cantata foi composta pelo professor José Gustavo Julião de Camargo da Universidade do Estado de São Paulo (USP). Estreada pelo Coral da USP de Ribeirão Preto em 1995, foi revisitada por vários outros corais atraídos pela temática abordada: Liberdade e Opressão. O texto da obra foi escrito por Carmem Cagno e Dalton Amorim.

Durante o espetáculo houve protestos no palco contra o assassinato de Marielle Franco, Mestre Moa do Katendê e o extermínio do povo negro. Também foram lembrados nomes de lutadoras e lutadores que combateram o racismo e a violência, como Tereza de Benguela, Dandara, Antonieta de Barros, Ângela Davis, Martin Luther King e Malcom X. Do público também ecoou um grito de protesto contra o boicote aos alunos negros na Udesc. Também houve uma comoção geral quando atrizes, atores, músicos e musicistas se deram as mãos e gritaram em uníssono: “NÍNGUEM SOLTA A MÃO DE NÍNGUEM!”.

A apresentação uniu grupos de música e as artes cênicas da instituição. O tema do espetáculo leva a uma reflexão sobre o passado de liberdade e opressão, trazendo à tona questões presentes na sociedade. O professor Fernando Bresolin responde pela condução cênica da montagem que é interpretada pelo acadêmico Marcinho Gonzaga. O espetáculo também conta com a participação do músico Deva Mille na regência do grupo de percussão formado por alunos da Udesc.

O espetáculo foi gratuito com arrecadação por pessoa de um litro de leite, que serão doados para casas de apoio a crianças e adolescentes ligadas à Ação Social da Trindade: Casa da Criança do Morro da Penitenciária, Casa São José e Creche São Francisco de Assis.