Oficina sobre captação de imagens em movimento

 

Mais de 20 anos de carreira, olhar afiado e um arsenal de imagens que ajudam a contar expressiva parte da história cultural de Santa Catarina são alguns dos aspectos que situam o artista fotógrafo Cristiano Prim, profissional especializado em registrar espetáculos, shows, trajetórias, ações de artistas musicais e das artes cênicas – dança e teatro. Entre os dias 4 e 8 de abril, ele oferece a oficina teórico-prática “Atrás das Lentes Fotografia para Artes Cênicas – Movimento”. As inscrições se estendem até sexta, 25 de março (veja serviço).

Em duas turmas, os encontros presenciais ocorrem na Escola Câmera Criativa, no centro de Florianópolis (SC), e são direcionados a fotógrafos não iniciantes que recebem conteúdo prático e teórico sobre a fotografia de palco tradicional e de rua. O projeto cultural, legitimado pelo Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, prevê inscrições gratuitas por e-mail, mediante o encaminhamento de um breve currículo para análise de interesse e nivelamento da turma. A oficina garante certificação.

As cinco aulas expositivas e dialogadas contemplam exercícios práticos de uso da máquina e suas variações de qualidade para pouca luz e movimento, bem como análise de imagens do ministrante (exemplificando as variações com edição).  A intenção é construir uma oportunidade de ampliação de domínio técnico e teórico, apontar questões poéticas, históricas, sociais, tecnológicas e econômicas e, quem sabe, diminuir a lacuna neste campo de conhecimento e a escassez de profissionais voltados à documentação cultural. O mercado de trabalho pede mais pessoas com expertise nesta prática.

O plano de trabalho de Prim no curso inclui diferenças e similaridades, referências – nomes consagrados, aqueles que admira no Brasil e cenário internacional, noções sobre a luz, movimento e a ação da gravidade. Mais do que ensinar, ele pretende partilhar sua experiência na captação de desenhos de luz e formas, uma habilidade capaz de alçar a fotografia ao estatuto de obra de arte.

             O conteúdo programático engloba noções básicas sobre a história da fotografia, especificamente, sobre a fotografia de artes cênicas e sua importância para a história e cultura; qualidades fotográficas (ISO, granulação, colorido, preto e branco, contraste, saturação, brilho e demais análises de qualidade) linguagem fotográfica e saída para um ensaio aberto de uma companhia parceira para praticar as atividades teóricas. Por fim, uma avaliação das imagens obtidas. À luz do conhecimento e da experiência do ministrante, em relação dialógica, a análise dos critérios adotados, do acabamento, do uso da luz, das imagens individuais e em grupo, elementos de cena, etc. Prim aponta desvios e possíveis correções, com especificações em favor do melhor resultado na imagem que irá compor a exposição ao final da oficina.

Sobre Cristiano Prim

Nasce em Blumenau em 1972. Vive e atua em Florianópolis. Artista e fotógrafo, licenciado em educação artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especializado em retratar o movimento nas artes cênicas tem uma trajetória profissional de mais de 20 anos reconhecida pelo talento e uma produção que aponta questões poéticas e singularidades. A exposição autoral “O Fotógrafo também Dança”, no Floripa Shopping (2017) e na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (2016), em Florianópolis (SC), evidencia uma linguagem que se expande num campo sem fronteiras entre arte, imagem e história.

Fotógrafo do teatro Ballhaus Naunynstraße em Berlim/Alemanha (2016), integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança, o mais importante grupo de dança contemporânea de Santa Catarina. Além de fotógrafo da companhia, também atua como cenotécnico (1995-2014) e atualmente faz a sua documentação em foto e vídeo. Atende também as principais escolas de dança de Florianópolis, como Arte.Dança, Cenarium e Garagem da Dança. Seu currículo demonstra trabalhos realizados para os artistas Eduardo Fukushima e Michelle Moura no evento The Sky Is Already Falling – HAU, em Berlim e Düsseldorf. No Brasil, fez fotos em shows nacionais de Elza Soares, João Bosco, Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes e do uruguaio Jorge Drexler. Seu arquivo contempla registros do Festival Internacional de Música Contemporânea, Fita Floripa, Baila Floripa, Palco Giratório e Floripa TAP. Coordena a equipe fotográfica responsável pela cobertura da Maratona Cultural de Florianópolis em 2011, 2012 e 2013. Desde a sua primeira edição em 2006, é o fotógrafo oficial do Festival Internacional de Dança Contemporânea – Múltipla Dança, o mais importante evento nesta singularidade no Sul do Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Artista fotógrafo: Cristiano Prim

Produção: Gisele Martins

Design:  Ayrton Cruz

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

 

SERVIÇO

Oficina

O quê: Oficina teórico-prática Atrás das Lentes – Fotografia para Artes Cênicas – Movimento, com Cristiano Prim

Quando: 4 a 8.4.2022. Turma 1 – 9h30 às 11h; turma 2 – 19h às 20h30

Onde: Escola Câmera Criativa, praça Getúlio Vargas, 158, centro, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito

Inscrições

Quando: Até 25.3.2022, com breve currículo

Onde: cursoscrisprim@gmail.com

Análise: 28 a 31.3.2022

Resultado: 1.4.2022

 

REALIZAÇÃO

Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), governo do Estado de Santa Catarina

 

APOIO

Escola Câmera Criativa

 

SAIBA MAIS

https://cristianoprim.com.br

 

CONTATOS

Cristiano Prim (48) 98419-4219 | Gisele Martins (produção) 99117-0762 | NProduções Néri Pedroso (ass. imprensa) (48) 9-9911-9837 (whats)

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

 

  1. Grupo Cena 11, no espetáculo “Protocolo Elefante”, apresentado em 2012

Cristiano Prim/Foto Divulgação

  1. “Kassandra”, com Mirela Moraes, peça emblemática na história teatral do Estado

Cristiano Prim/Foto Divulgação

3.A atriz Diana Padilha em “Radio Loquaz”, peça do Grupo O Dromedário Loquaz, encenada em 2014

Cristiano Prim/Foto Divulgação

4.Prim, sempre em busca do melhor ângulo “Por Trás das Lentes”, o nome da oficina que ele vai dar entre 4 e 8 de abril –  NProduções/Foto Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *